China torna-se maior fabricante de Bíblias

QUANTOS CHINESES TERÃO OUVIDO FALAR DE JESUS? 

Que a China é o maior gigante do mercado mundial não há dúvida; que na China quase tudo se produz e em grande quantidade, nenhuma dúvida também; que o colosso asiático se tenha convertido no maior produtor mundial de Bíblias já é, no mínimo, muito curioso.

Lembra o correspondente na China do diário espanhol El Periódico (da Catalunha) que os chineses não celebram o Natal, que passam o ano em Fevereiro e que boa parte da população do país, «sobretudo a rural, nunca ouviu falar de Jesus ou o associa a uma lenda». Na China, escreve o jornalista Adrián Foncillas, apenas um por cento da população é cristã.

Apesar de tudo isso, é na China que está actualmente o maior fabricante de Bíblias do mundo: a Amity Printing é a empresa que desde a sua abertura, em 1986, já produziu qualquer coisa como 50 milhões de livros, 80por cento dos quais são escritos em mandarim e vendidos a 10 yuans (menos de um euro), outra parte é editada em oito línguas de minorias étnicas e o restante é para exportação, em especial para África, Ásia e Europa Central. O artigo do El Periódico conta que são produzidas Bíblias em 90 idiomas, do eslovaco ao suahili e até em braille. As vendas da empresa passaram de meio milhão de exemplares em 1988 para os quase 6,5 milhões em 2005. O que está a dar agora é a edição de bolso, destinada, segundo a própria empresa, a um público mais jovem.

A Bíblia esteve proibida na China até Deng Xiaoping chegar ao poder, em 1978, e decretar a liberdade de culto. Mao Tse Tung, pai da República Popular da China (proclamada em 1949) e da Revolução Cultural (anos 1966-1976), considerava as religiões obstáculos à evolução do país e os textos sagrados acabavam geralmente queimados em fogueiras. Nesse período, apenas o Livro Vermelho de Mao não era visto como símbolo subversivo da burguesia.

Jornal Sexta

0 Responses to “China torna-se maior fabricante de Bíblias”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Categorias

Blog Stats

  • 9,098 hits

Flickr Photos

Puffy

sunset at the sea

Mount Fuji at Dawn

Mais fotos

%d bloggers like this: